fbpx
Seu carrinho

A ciência do jeans

A moda é uma ciência social aplicada que estuda o comportamento, as formas de expressão e comunicação através da roupa e da arte de vestir. Pensando nisso, o jeans comunica algo, sua mensagem vem do estilo e da história que ele carrega.
Cheio de história e significado desde sua criação, o jeans faz parte do dia das pessoas e vai além do guarda roupas, muitas pessoas trabalham na indústria jeans, fazem parte de um sistema que envolve diversos tipos de conhecimentos e experiências.
Da produção do algodão ao tingimento para produzir o tecido já é um longo caminho, o passo seguinte é a criação, se define modelo, lavagem, aviamentos e demais detalhes, com o produto pronto inicia-se o processo de vendas da fábrica para lojas e de lojas para consumidores finais.

O tecido pode ser 100% algodão ou ter uma composição com elastano, que traz elasticidade a peça. As modelagens podem ser retas, flaire, slim, skinny, cropped e diversas outas mais. Os aviamentos consistem em detalhes da calça como zíper, botão, etiquetas, brilhos etc., podem ser em diversos tamanhos, formatos e feitos com diferentes matérias primas.
A lavagem é um fator bem interessante que poucas pessoas conhecem, ao mencionar o tema muitas pessoas pensam em água e sabão, mas vai muito além disso, o termo se refere a processos químicos aplicados ao jeans para que tenha cor e efeitos desejados, seja “manchas”, “rasgos” ou algum tipo de cor.

A lavagem de jeans amaciado consiste em um processo simples que se caracteriza em amaciar o tecido, permitindo que a peça continue com a cor original. A estonagem consiste em um processo em que pedras são usadas para realizar o desgaste do tecido, também é conhecido como jeans estonado, apresenta um leve desbotamento da cor original do tecido, realçando pontos estratégicos no jeans. O jeans destroyed é uma das maiores tendências, podendo ser utilizado nas mais variadas situações e seu efeito é similar ao do stone. O délavé consiste em uma lavagem mais delicada que deixa o jeans em tons claros. Além desses existem diversos outros procedimentos, como o puído, por exemplo, que dá um rasgo leve no jeans, pode-se ainda combinar os procedimentos para obter o resultado final desejado.

O jeans é muito interessante quando se olha a fundo, mesmo sempre se renovando é uma ótima opção pra ser usado o ano todo, por isso as próximas tendências mostram que o calendário sazonal pode estar com os dias contados, como a R7JEANS sempre fez, jeans o ano todo em todas as estações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem rápida

Pedido postado em até 2 dias úteis

Entrega garantida

Envio com a maior empresa de transportes do Brasil: os Correios

Pagamento seguro

Pagamentos processados com o Mercado Pago